Biblioteca Central
DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
De Segunda à Sexta, das 13h às 16h 45min.
End.: Estrada João de Oliveira Remião, n°4444, Parada 10, Lomba do Pinheiro (CPCA) | Porto Alegre/RS.
Telefone: 51 3026.6771
MISSÃO
Promover o incentivo e o acesso aos meios de informação da biblioteca da Província São Francisco de Assis, estimulando a leitura, a pesquisa e a extensão nas mais variadas áreas do conhecimento, incluindo também as de caráter cultural que contemplem a Província, a Ordem dos Frades Menores, a Igreja e a Sociedade, visando contribuir de forma eficaz e eficiente com o uso e a promoção da informação.
VALORES
Manter o compromisso da Ordem dos Frades Menores, atendendo os Estatutos Gerais da Ordem, abrangendo a espiritualidade e o carisma franciscano: justiça, paz e integridade da criação.
VISÃO
Ser referência para a Ordem dos Frades Menores, e interessados, no âmbito do franciscanismo e suas ramificações, oportunizando o acesso ao acervo e à cultura nacional.
HISTÓRIA
A Biblioteca Central da Província São Francisco de Assis surgiu com a doação de inúmeros livros por parte dos freis holandeses, e permaneceu por alguns anos no Convento São Boaventura, durante o curso de Filosofia.
Com a desapropriação do Seminário Seráfico de Taquari, o acervo teve como destino a Capela de Taquari, a fim de que encontrasse um local definitivo. Com o passar dos anos, foi destinada ao Provincialado, e com grande dedicação e apreço, frei Plácido Robaert, bibliotecário da Província, se deteve a reorganizar, conservar, zelar e disseminar a biblioteca.
-
No ano 2000, passou a integrar o terceiro andar da Vila Franciscana, em Porto Alegre. O espaço não atendia às exigências de conservação e preservação de livros, com isso, o acervo foi transportado para o subsolo da mesma, atendendo aos poucos às exigências, incluído também a aquisição de estantes deslizantes que favoreciam a locomoção no espaço.
-
Em 2002, com o software WinSIS, o acervo foi sendo cadastrado no sistema, chegando em torno de 18 mil obras inseridas, a maioria delas derivadas da Filosofia e Teologia, devido aos estudos que preenchem as etapas de formação da vida franciscana. A biblioteca contava ainda com o auxílio de freis estudantes e de uma bibliotecária para realizar os serviços esperados. A mesma se manteve na Vila Franciscana por 10 anos, até o momento do fechamento do espaço.
-
Em 2012, sua sede passou a ser no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente – CPCA.
-
Em 2015, a Província, com o intuito de abrir e tornar acessível tanto o acervo como o espaço, passou a investir na conversação, reorganização, higienização, aquisição e em um novo sistema de gerenciamento de livros – BibLivre. Nesta nova fase se destacam a busca e o cuidado pelo espaço físico, pela história dos Freis Franciscanos e principalmente pela grande massa de obras que a compõe, além de permitir o acesso de qualquer usuário a ela