top of page

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou na última terça-feira, 17 de setembro, a letra e a música do hino da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).


O processo de escolha da música e da letra da CF 2025 foi feito a partir de um concurso nacional, lançado em abril desse ano. Todos os inscritos participaram de uma formação on-line promovida pelo Setor de Música Litúrgica da CNBB em três etapas. A primeira etapa foi sobre o sentido da Campanha da Fraternidade em geral e especificamente sobre a próxima Campanha de 2025, com o padre Jean Poul, assessor do Setor de Campanhas da CNBB.


A segunda etapa foi sobre composição de letra, com Eurivaldo Ferreira, e a terceira etapa sobre composição de música, com Adenor Terra e frei Wanderson de Freitas, ambos pertencentes à Equipe de Reflexão de Música da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB.




Confira abaixo:


Hino da Campanha da Fraternidade 2025


1. O Cristo-Deus se fez humano nesta terra, e às criaturas deu valor e atenção. A vida plena, que no mundo já se espera, ganha sentido com a nossa redenção.


REFRÃO: Ao entregar o Paraíso ao ser humano, Deus contemplou sua beleza e seus dons. Louvado seja nosso Pai, o Criador: “Deus viu que tudo, tudo era muito bom!”.


2. No Universo tudo está interligado; nele vivemos e, com todos, “somos um”. Nesta Quaresma, à conversão, somos chamados: cuidemos todos desta Casa, que é Comum!


3. Há muito tempo, o louvor das criaturas já se ouvia em um canto universal. O seu autor, nova expressão ele inaugura: “Fraternidade e Ecologia Integral”.


4. O ser humano transformou a realidade, causou maus-tratos, destruindo a natureza. Abandonou a Lei de Deus e sua verdade, desrespeitando a criação e sua beleza.


5. De toda a Terra em nossas mãos, eis o cuidado: nós somos todos responsáveis pela vida. Enquanto aqui peregrinamos na esperança, a criação em nova Páscoa é renascida



FICHA TÉCNICA Realização: CNBB - Edições CNBB

Assessor da Música e coordenação: Pe. Jair Oliveira Costa

Secretário executivo das Campanhas da CNBB: Pe. Jean Poul Hansen

Letra: Ismael Oliveira do Nascimento

Composição: Miguel Philippi

Arranjo instrumental: Maestro Antônio Karam

Produção artística, direção musical, arranjo vocal e regência: Frei Telles Ramon, O. de M. Coro: Bruna Trajano, Frei Telles Ramon, Nete Ferreira e Tony Silva.

Violão: Bruno Boss

Gravação, edição, mixagem e masterização por Bruno Boss, em estúdio FBA Music - Mauá/SP.





29 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page