Irmãs e Irmãos! Paz e Bem!
Nós, Freis Franciscanos do Rio Grande do Sul, com pesar, comunicamos o falecimento do nosso Irmão, Frei Lino Kunz, OFM, ocorrido na madrugada de hoje, 15/01/2025, no hospital da PUCRS, de morte natural, por insuficiência cardiorrespiratória (complicações do influenza).
“NECROLÓGIO”
Frei Lino Kunz, OFM, com nome civil de Bruno Kunz, filho de João Kunz e Catarina Penz Kunz, nasceu em Nova Santa Cruz, Lajeado, RS, no dia 28 de novembro de 1926. Foi batizado no dia 02/12/1926 e crismado no dia 31/10/1928, na Capela Santa Clara, Paróquia Santo Inácio, Lajeado, RS, Diocese de Santa Cruz do Sul.
Frei Lino Kunz fez seus estudos correspondentes ao 1º grau Primário na Escola Paroquial de Nova Santa Cruz, de 1935 a 1938; o Ginasial no Seminário Seráfico, em Taquari, RS, de 1939 a 1943. Seu Noviciado, no ano de 1946, foi vivido no Convento São Boaventura, em Daltro Filho, Garibaldi, RS (hoje Imigrante - RS). Emitiu seus primeiros votos no dia 02/02/1947.
No mesmo Convento, de 1947 a 1948, fez seus estudos de Filosofia. Os estudos de Teologia realizou-os no Convento Santo Antônio, Divinópolis, MG, nos anos 1949 a 1952.
Nesse período, no dia 02/02/1950 fez sua Profissão Solene, em Divinópolis, MG. Em Belo Horizonte, MG, no dia 12/02/1950, recebeu as Ordens Menores das mãos de Dom Antônio dos Santos Cabral; e, no dia 29/03/1952, sempre em Belo Horizonte, MG, foi ordenado diácono, também pelas mãos de Dom Antônio dos Santos Cabral. No dia 17/08/1954, pelas mãos de Dom Luís Vitor Sartori, em Carlos Prates, Belo Horizonte, MG, foi ordenado Presbítero. Sua primeira missa foi celebrada em Boa Vista do Buricá, RS. Sua primeira nomeação, concluídos os ciclos de estudos filosófico-teológicos, foi em fevereiro de 1953, como Coadjutor na Paróquia de Guiricema, MG. De lá, no final de 1956, foi transferido para a Paróquia São Francisco, Porto Alegre, RS, também como Coadjutor. E, no início de abril de 1957, foi transferido para a Paróquia São José do Inhacorá, na época localizada no município de Três de Maio, RS, como Vigário paroquial, função que exerceu até 1964. Então, transferido para Não-Me-Toque, RS, assumiu como Vigário, até o final desse ano. Depois, de 1965 a 1971, residindo em Porto Alegre, RS, integrou a Equipe das Missões Populares da Província. Em 1972, passou a servir, como Vigário paroquial, na Paróquia São Sebastião, em Alegria, RS e São José do Inhacorá, RS, até o final do ano de 1974, sendo, então, transferido para a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, de Chiapetta, RS, como Vigário paroquial, missão que exerceu até julho desse ano, assumindo, então como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Fão, RS. No início de 1978 recebeu a nomeação de Guardião regional. Dali, em janeiro de 1988, foi transferido para o Seminário Seráfico, em Taquari, RS, para tratamento de saúde, permanecendo até o final de junho, sendo, então, transferido para a Paróquia São Bonifácio de Agudo, RS, como Vigário paroquial. Ali permaneceu dois meses, quando no final de agosto desse ano, por motivo de tratamento de saúde, foi transferido para o Provincialiado, em Porto Alegre, RS, permanecendo até o início de maio de 1989. Então, como Vigário paroquial foi nomeado para a Paróquia Cristo Rei, em Não-Me-Toque, RS; E, em janeiro de 1990, sempre na mesma Paróquia, foi nomeado Pároco, cujo ofício deixou no final do mesmo ano, para, em 1991, como Pároco, assumir a Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Victor Graeff, RS.
Permaneceu ali até maio de 1993, quando retornou, novamente, à Não-Me-Toque, como Pároco, até agosto de 1994. Então, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Saldanha Marinho, assumiu como Pároco, missão que exerceu até o final de 1996. Em 1997 e 1998, na Paróquia Santa Inês, em Três Passos, RS, serviu como Vigário paroquial. Então, em 1999 foi transferido para a Paróquia São Sebastião, em Alegria, RS, como Vigário paroquial, até o final de 2000. Em 2001 peregrinou para o bispado de Cachoeira do Sul, RS, para fazer companhia fraterna ao Bispo Dom Frei Irineu Sílvio Wilges, OFM, exercendo, também, várias atividades pastorais, como Padre. De lá, no início de 2002, foi transferido para o Seminário Seráfico São Pascoal, como membro da Equipe de formação e Agente de pastoral. E, no início de 2007 foi transferido para a Fraternidade Monte Alverne, Porto Alegre, RS, como Frade jubilando, em tratamento de saúde, com ajuda nos serviços fraternos, no espírito Franciscano, até o momento de seu falecimento.
Destaca-se, especialmente, o zelo e a dedicação de Frei Lino Kunz às comunidades pastorais a ele confiadas; seu dom da homilética, com homilias preparadas com esmero, cuidado e fundamentação bíblico-pastoral. Um homem de testemunho de resiliência, de paciência e de perseverança. Nos seus últimos anos dedicou-se, em silêncio, à oração e contemplação. Foi, também, dócil na convivência com os Confrades e as Criaturas. Homem pacífico e bondoso.
Permaneceu fiel e perseverante nas orações e recreios comunitários, até ser visitado pela Irmã morte na madrugada do dia 15/01/2025. O velório dar-se-á a partir das 11 horas do dia 15/01/2025, na Capela do Convento São Boaventura, Daltro Filho, Imigrante, RS, seguido pela celebração da Eucaristia, às 16h30m e do sepultamento.
Que com a Irmã morte, Frei Lino Kunz, OFM, descanse nos braços e naLuz e Paz de Deus. Nós, Frades Menores do Rio Grande do Sul, agradecemos pelos cuidados que Frei Lino Kunz sempre encontrou junto às Equipes de Saúde, funcionárias e funcionários da Fraternidade Monte Alverne e a todas as Irmãs e Irmãos que se fizeram próximos, na prece, presença e cuidados, nesses últimos anos. Deus recompense a todos com a Luz e a Paz do Senhor Jesus, na qual nosso Irmão agora
descansa.
Santa Maria dos Anjos, rogai por nós!
Comentários